Seu Pet é possessivo? Entenda porque e aprenda exercícios de correção!

cães comportamento possessivo

É natural que os cães tentem proteger aquilo que lhes é valioso. Até porque na vida selvagem, às vezes é uma questão de sobrevivência proteger a sua comida.

Se você frequentemente retira comida e brinquedos do seu cachorro, e nunca os devolve, ele irá aprender que deixar que você retire o objeto, significa que ele nunca mais o terá de volta. Compreensivelmente, seu cachorro pode desenvolver comportamentos que evitem que lhe tirem os objetos, como fugir, rosnar, abocanhar e até morder. E se você se afastar quando ele demonstrar estes comportamentos, estará ensinando ao seu cão que rosnar ou ser agressivo funciona.

É muito mais fácil, e envolve bem menos riscos, se você ensinar o seu cão enquanto filhote a não ter este comportamento de posse. Mas o que geralmente acontece é que os donos acham “fofo” quando o filhotinho fica rosnando ou mostrando os dentinhos que ainda nem tem. Porém, depois de adulto, o treinamento de correção poderá ser muito mais demorado e difícil.

Então, para corrigir este problema, basicamente você precisa ensinar o seu Pet que dar voluntariamente seus objetos não quer dizer que não os terá mais de volta. Ele deve aprender que dar ossos, brinquedos e deixar que lhe mexam na comida, significa apenas dizer que vai receber em troca algo muito melhor (elogios, petisco de alto valor ou mais comida), e depois ainda poderá reaver o que lhe haviam tirado.

Então, realizando alguns exercícios diariamente, logo você poderá interromper este comportamento guarda, e ter um cão confiante que não vai mais temer perder algo de valor para você ou qualquer outra pessoa.

A seguir vamos sugerir dois tipos de atividades para  realizar com o cão que possui este tipo de agressividade relacionada a posse.

Exercício com brinquedos:

Escolha um brinquedo que você possa segurar ao mesmo tempo que o cão. – como  brinquedo com corda ou de pelúcia.

Abane o brinquedo na frente do cão de forma convidativa, assim que ele abocanhá-lo, diga “pega”. (Importante você não largar o brinquedo durante os exercícios iniciais, para que o cão não esboce o comportamento de posse)

Depois com a outra mão ofereça ao cão um petisco que ele goste muito. Quando largar o brinquedo, para comer o petisco, você deve dizer: “larga”.

Após, instrua o cachorro a pegar de novo o objeto e repita o procedimento. Quando seu cachorro começar a largar o brinquedo com mais rapidez ao ouvir o comando, você pode começar a deixar  o brinquedo no chão. Caso ele recuse devolver o brinquedo após pegar do chão, volte a fazer o exercício na mão, mais algumas vezes.

Exercício com o pote de comida

Quando for alimentar seu cão, vá colocando a comida em porções pequenas, progressivamente, e sempre com a mão. Quando ele terminar de comer a porção, ofereça mais um pouco. Enquanto ele come, também comece a jogar petisco em seu pote. Se o cão se mostrar agressivo quando você se aproxima muito, comece o exercício de longe, mesmo que seja necessário jogar a ração no pote, como se estivesse fazendo tiro ao alvo.

Em pouco tempo ele irá entender que sempre quando sua mão se aproxima, a porção de comida só aumenta.

Se por um acaso você não conseguir desenvolver nenhum destes exercícios, sem que o cão rosne, recomendamos que procure um especialista. Às vezes pode parecer mais simples apenas deixar o cão em paz quando estiver comendo ou brincando. Mas sempre pode acontecer daquela criança curiosa, ou aquela pessoa desavisada tentar acariciar seu Pet em algum destes momentos, e o resultado costuma ser catastrófico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *